As correntes elétricas CC e CA (contínua e alternada, ou DC e AC, respectivamente do inglês) são responsáveis por transmitir energia elétrica para equipamentos, como na energia solar, em que a corrente elétrica contínua – CC ou DC (do inglês direct current), é transformada em corrente alternada pelo inversor solar – CA ou AC (do inglês alternating current) para a geração de eletricidade.
Exemplificando esse processo na energia solar, é possível dizer que, ao gerarmos energia por meio da captação dos raios solares em sistemas fotovoltaicos, a produção de eletricidade é realizada por meio da corrente contínua – CC/DC, porém, para alimentar os equipamentos eletrônicos e aparelhos domésticos, é necessário convertê-la em corrente alternada – CA/AC.
Uma das maiores vantagens da corrente alternada está em sua capacidade de ser transportada por longas distâncias. Por esse motivo, ela é muito utilizada em linhas de transmissão de usinas elétricas, passando por transformadores, até que chegue à residência das pessoas na tensão adequada.
O que é corrente contínua (CC)?
A corrente contínua (também chamada de CC ou DC, do inglês) possui tensão e corrente unidirecionais, exercendo sua função por meio do fluxo de elétrons, portanto, seu circuito possui polaridade positiva e negativa, não comprometendo seu sentido de circulação.
É comum que a corrente alternada seja transformada em contínua, afinal, é assim que ela chega diretamente das linhas de distribuição de rede elétrica. Nesse caso, uma corrente CA pode se tornar uma CC com o auxílio de transistores, fontes e diodos.
Uma corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, assim como os eletroeletrônicos. Baterias e pilhas também são conhecidas por utilizar a corrente contínua. Além disso, ela também é popular na geração de energia solar fotovoltaica.
O que é corrente alternada (CA)?
A corrente alternada (CA ou AC – do inglês alternating current) é uma corrente elétrica caracterizada por sua intensidade e direção que variam periodicamente – ao contrário da corrente contínua –, sendo capaz de ser transportada por longas distâncias, portanto, sendo a mais utilizada em grandes potências.
A diferença das correntes AC e DC?
As siglas AC e DC são provenientes das siglas da língua inglesa para alternating current e direct current e correspondem à corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes AC e DC é a direção em que os elétrons se movimentam.
No dia a dia, essa diferença pode ser observada no modo como a energia é transmitida para lugares distantes. Como mencionamos, a corrente utilizada para gerar energia em nossa residência é a alternada, por esta ser capaz de transmitir energia para longas distâncias, tendo, assim, menos perdas de energia, visto que ela não reduz sua força no meio do caminho percorrido até a chegada à tomada.
Em termos de distribuição de eletricidade, a corrente alternada é mais prática, visto que é consideravelmente mais fácil alterar a tensão elétrica na corrente alternada do que na corrente direta.
Como a corrente alternada CA / AC é produzida?
A geração da corrente alternada ocorre em geradores AC, que são encontrados em quase todos os tipos de usinas de eletricidade. Esses geradores promovem a rotação de uma espira condutora por meio do uso de alguma fonte cinética externa, como a movimentação do vento ou da água.
Presente entre grandes magnetos, a espira começa a sofrer a ação de uma força eletromotriz induzida. Essa força é uma tensão elétrica variável, que tem o seu sentido invertido de acordo com a rotação da espira, provocando a circulação da corrente alternada.
Aparelhos que funcionam com corrente elétrica alternada, são desde um simples Eletrodoméstico, Ar Condicionado, ou as modernas máquinas presente nas pequenas e grandes indústrias.
Os kits fotovoltaicos são fundamentais para suprir a demanda energética de um imóvel, já que, enquanto há geração de corrente contínua (CC) dentro dos painéis, que por meio do inversor fotovoltaico, são transformadas em correntes alternadas (CA), de acordo com o padrão da rede de energia elétrica para as residências.
São dois os sistemas de geração de energia solar, ON-GRID para ser conectado a rede elétrica das cidades, injetando todo excedente da produção da produção durante o dia, através do medidor BI-DIRECIONAL, pegando de volta ar ser usado de noite, quando não tem sol, e o sistema OFF-GRID que precisa de baterias para armazenar a energia produzida para consumo posterior, como é o caso dos locais onde não possui rede de luz elétrica, e até mesmo nos caros elétricos
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em conteúdo.