Qualificação

Equipe Qualificada pela SOLARIZE


Com a certeza de que o bom desempenho da empresa, necessita de um profissional especializado atuando em campo. “Ele será o responsável por programar o sistema fotovoltaico conforme projetado, seguindo as recomendações dos fabricantes dos equipamentos, que precisa de capacitação para a correta tomada de decisões na implementação do sistema. Por vezes, características únicas da instalação exigirão específicas para o projeto, influenciando a segurança, qualidade e desempenho do conjunto”.

A começar pela apresentação da tecnologia, o correto dimensionamento, o fechamento da venda, e por final a instalação do sistema solar fotovoltaico deve ser realizada por empresa com experiência prévia comprovada e que capacite periodicamente seus profissionais. “A capacitação e a experiência de toda equipe, reduz riscos de problemas na instalação, dado que os sistemas solares fotovoltaicos são complexos, com componentes elétricos e mecânicos, demandando conhecimentos específicos. Antes de qualquer instalação, as estruturas dos telhados devem ser avaliadas, em alguns casos com a emissão de laudos técnicos, e a infraestrutura elétrica deverá passar por inspeção prévia”.

Na prática, as qualificações de profissionais vendedores, projetistas, instaladores e inspetores de comissionamento são estratégicos para o setor. “É necessário um processo de capacitação contínua, que traga excelência nas áreas técnicas e comerciais”. O desempenho de longo prazo do sistema fotovoltaico para os clientes deve ser a principal meta de uma empresa que atua no setor. A forma como o sistema será instalado, operado e mantido pode fazer toda a diferença. “Deve-se evitar erros de projeto, minimizados por visita técnica, cálculos de sombreamento e dos riscos de degradação dos equipamentos, como em ambientes altamente salinos ou corrosivos”.

Um dos pontos cruciais para atender as expectativas de desempenho de longo prazo são a escolha de componentes e equipamentos. “O monitoramento da geração de energia elétrica serve de referência para seu desempenho ao longo do tempo. A análise regular do desempenho do sistema, permite antever sinais de degradação ou desvios de performance e agir preventivamente. Isso proporciona maior valor ao cliente final, assegurando melhor desempenho e maior retorno sobre o investimento, fortalecendo a reputação da empresa responsável.

Facebook
YouTube
Instagram